Esquete teatral, brinquedos de material reciclado, e desenhos ilustraram mostra de trabalhos
Orgulho e entusiasmo rondavam os estandes dos subprojetos que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da ULBRA Canoas. Essa foi a percepção do pró-reitor de Graduação, Ricardo Willy Rieth, que demonstrou satisfação com os primeiros resultados do PIBID nas escolas e na Universidade. O Programa faz uma articulação entre a educação superior - por meio das licenciaturas -, a escola e os sistemas estaduais e municipais, antecipando o vínculo entre os futuros mestres e a prática em salas de aula.
Rieth acredita que é fundamental para o processo educacional que essa interlocução aconteça desde o primeiro semestre do curso. “Essa ação afirmativa da CAPES reforça o que buscamos para os nossos cursos de graduação: a interação da teoria com a prática. Sabemos das dificuldades do dia a dia do professor, mas aos poucos vamos superando os problemas e é por isso que essa escolha (docência) tem que ser reafirmada todos os dias”, complementa o pró-reitor.
A professora Ângela Nádia atua há oito anos no Ensino Fundamental. Mas foi por meio do PIBID que ela vivenciou outro aspecto da profissão. Aluna do 5º semestre de Educação Física, ela é bolsista do Programa e desenvolveu o subprojeto Educação Física e Sustentabilidade na Escola Gonçalves Dias. Por meio dessa experiência, ela adquiriu formas diferenciadas de trabalhar com as crianças. “A ideia é reciclar, reaproveitar materiais para trabalhar atividades que envolvam o corpo com as crianças, e não apenas a parte manual. Durante nossa vivência em sala de aula, aliamos os conceitos teóricos de sustentabilidade, levamos matéria prima e produzimos brinquedos, como o Vai-Vem que depois foi utilizado em exercícios de agachamento e em pé com os alunos”, relata a estudante, ao lado da mascote dos bolsistas do curso.
Encontro reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores
Este foi o segundo encontro semestral do Programa, que teve como objetivo socializar as experiências realizadas nas escolas da rede municipal de Canoas. Simultaneamente, também aconteceu atividade nosmunicípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria, onde a Universidade também desenvolve o projeto. De acordo com a coordenadora Institucional do PIBID na ULBRA, professora Graziela Macuglia Oyarzabal, agora em janeiro os bolsistas desenvolveram atividades de leitura, organização de materiais e planejamento das ações para este semestre. Em fevereiro, reiniciam as orientações e em março retomam o programa nas escolas. Até o final do projeto, em julho deste ano, mais dois encontros devem ocorrer, unindo os três polos de atuação.
Participam do PIBID/ULBRA, os cursos de licenciatura em Educação Física, Pedagogia, Geografia, Artes Visuais, História, Matemática, Letras-Português, Ciências Biológicas e Química, cada um integrando um subprojeto. Nove escolas, das 42 unidades da Rede Municipal de Canoas, receberam bolsistas do Programa. São elas: EMEF Professor Thiago Würt, EMEF Max Adolfo Oderich, EMEF Nelson Paim Terra, EMEF Guajuviras, EMEF Arthur Oscar Jochims, EMEF Rio de Janeiro, EMEF Erna Wurt, EMEF Irmão Pedro e EMEF Gonçalves Dias.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi criado pelo MEC e é gerenciado pela CAPES. Ele oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos de licenciaturas (presenciais ou a distância), preconizando a atuação dos bolsistas licenciandos, inseridos na realidade escolar. Os mesmos também são protagonistas das atividades envolvendo as diferentes dimensões do trabalho docente na escola de educação básica.
Elaine Barcellos de Araújo
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Jornalista
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Assessoria de Comunicação Social
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