Segundo o IBGE, a população brasileira está envelhecendo.
O que isso impacta na atuação do Profissional de Educação Física?
Bom, diretamente na nossa atuação profissional, isso impacta positivamente. Afinal, é um público que merece atenção: São pouco ativos, possuem tempo livre, carecem de orientação profissional... enfim, são um público alvo em crescimento para nosso futuro.
Imagine um Profissional de Educação Física que entre na academia para exercer a sua profissão pela manhã bem cedo e só deixa o local após o último aluno encerrar suas atividades. Neste período, dezenas de usuários foram orientados e assistidos por este profissional. Consegue visualizar este cenário? Pois agora imagine um local semelhante mas sem o profissional... é o que estamos vendo com as Academias para Terceira Idade, onde há equipamentos e público, mas raramente vemos um só profissional orientando.
O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira, fruto da redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida. O dado preocupante fica por conta de que quase metade da população idosa sofre de mais de uma doença crônica, como diabetes, hipertensão ou problemas cardiovasculares, por exemplo.
Felizmente, a reversão deste quadro há alguns anos já tem sido combatida pelo Ministério da Saúde, com ações que enfocam na Atenção Básica, como o próprio Programa Saúde da Família (PSF), dentre outras iniciativas. Logicamente, os estados e municípios de todas as regiões do país têm promovido ações de diversas finalidades, como a criação das Unidades Básicas de Saúde.
Um deles é a Academia da Terceira Idade (ATI), idéia importada das academias ao ar livre existentes em cidades da China. Criou-se então as ATIs. Na ocasião, profissionais de Educação Física e da área médica fizeram um estudo para adaptação dos equipamentos. A experiência se disseminou Brasil afora e hoje mais de 700 municípios contam com espaços do gênero em praças, espaços públicos, condomínios e, até mesmo, em Unidades de Saúde.
As fotos são da terceira academia implantada em Canoas/RS.
Adaptado da: REVISTA E.F. Nº 39 - MARÇO DE 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário